venha com sua familia amigos


Jaua oferece o melhor, lindas pousadas, hoteis, Restaurantes e etc..


lugar para se divertir e relaxar
lazer

Localização de Jaua-ba


A Praia de Jauá está situada na Estrada do Coco (Costa dos Coqueiros), litoral norte de Salvador, Bahia. De extensão quilométrica, com areias brancas e águas mornas, é também cercada por dunas brancas. Recifes formam piscinas naturais na maré baixa, em algumas partes da praia que, ao sul, é quase deserta.

A Costa do Coqueiros é localizada na região norte do estado da Bahia e é composta por praias belíssimas e pouco freqüentadas, totalizando 193 km. Abrange Lauro de Freitas, Jauá, Arembepe, Guarajuba, Itacimirim, Praia do Forte, Imbassaí, Porto de Sauípe, Subaúma, Sítio do Conde, Mangue Seco, dentre outras localidades. A Estrada do Coco e seu prolongamento, a Linha Verde (BA-099), interligam a região. Tratam-se de vias conservadas e privatizadas.

Como chegar em Jaua-ba


Existem duas formas de se chegar à praia de Jauá. A primeira delas é pelo acesso principal, localizado entre os km 15 e 16 da Estrada do Coco, menos de 1 km após o Pedágio. Trata-se de uma área urbana denominada de Pé de Areia, nome que se refere às dunas presentes no local e onde acontece, todos os anos, uma festa . Deste local até a praia são cerca de 3 km em via asfaltada.

O acesso alternativo está localizado no km 12 da Estrada do Coco, na Prefeitura Avançada de Camaçari. Trata-se de um caminho com 4 km de extensão pelo distrito de Vila de Abrantes.

Existe um serviço regular de ônibus e minibus para Salvador (exceto à noite).

INFORMAÇOES GERAIS SOBRE JAUA-BA

Localização: Vila de Abrantes, Camaçari - BA
Extensão da Orla: 2,5 km
Temperatura Média: 25,3°
Distância do Aeroporto: 16 km

Festas populares em Jaua


A cultura local é outro ponto forte da região. Durante todo o ano, é possível assistir a manifestações populares, dentre as quais a Lavagem de Jauá, a Festa de Iemanjá, a Lavagem de Pé de Areia e o Carnaval local.
A Lavagem de Jauá ocorre na última semana do mês de janeiro e é o período mais festivo do local. Na ocasião, é comemorada a festa do padroeiro de Jauá, Bom Jesus dos Navegantes. Além da procissão, há também uma festa popular de rua com trios elétricos, carro pipa e presença de celebridades baianas.
Já durante a Festa de Yemanjá, em 2 de fevereiro, há a saída de barcos para o mar levando oferendas (vasos de flores e cestos cheios de presentes, como pentes, espelhos, perfumes) para a rainha do mar.
A Lavagem de Pé de Areia acontece todos os anos na última semana de setembro e tem como padroeiro São Miguel. Estas lavagens possuem como característica principal o sincretismo religioso entre o Catolicismo e o Candomblé.
O Carnaval de Jauá, ao contrário da folia na capital baiana, é uma festa tranqüila, marcada pela presença de blocos carnavalescos tradicionais e também blocos formados por homens travestidos de mulheres.

Praias de jaua


Sem dúvidas, os cerca de 2,5, km de orla, composta por quatro praias do sul ao norte (Praia do Japonês, Sororoca, Pedra da Baleia e Praia do Grilo), são o grande atrativo de Jauá. A praia de Jauá é perfeita para quem gosta de apreciar uma cerveja gelada, uma água de coco, comer um apetitoso acarajé ou saborear um delicioso prato de frutos do mar. São mais de 50 opções de barracas de praia, além de restaurantes, pousadas, mercado, farmácia, locadoras de filmes, praças e belas paisagens.
A Praia do Japonês está localizada no extremo sul de Jauá, mais próxima a Busca Vida. Trata-se de uma praia própria para o surf, com ondas altas e sem pedras. O nome da praia é decorrente do primeiro habitante do local, um japonês.
A Praia da Sororoca é o primeiro trecho de praia ao sul. Devido à ausência de quebra-mar, possui ondas fortes, sendo muito procurada para a pratica do surf, kitesurf e outros esportes do gênero. Embora não possua calçadão e seja um pouco afastada do centro urbano, é muito utilizada para caminhadas. Seu acesso é através da Rua Aquarius, onde se inicia a via alternativa para Vila de Abrantes.
A Pedra da Baleia é uma região da orla localizada no centro urbano, protegida por recifes que, durante a maré baixa, formam imensas piscinas naturais com águas mornas e calmas. Esta área também serve de porto para os pequenos barcos pesqueiros que enriquecem a bela paisagem. Nesta praia há um calçadão a beira-mar para caminhada, além de uma pequena praça para a prática de atividades físicas.
Na Praia do Grilo, localizada ao norte, logo após a praia da Baleia, há a predominância de recifes, com formação de piscinas naturais, e um vasto coqueiral. Antigamente havia no local uma grande quantidade de grilos, o que deu nome ao local.